Ada Lovelace – conheça um pouco mais sobre a mulher que dá nome à nossa marca!

Porque Ada? Partimos do início…

Poeta, matemática, revolucionária. Augusta Ada Byron era uma mulher a frente de seu tempo. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Ou seja, ela escreveu o primeiro software de que temos conhecimento. Por esse trabalho, Ada é considerada a primeira programadora de toda a história e pioneira no campo da ciência da computação. Se você atualmente utiliza qualquer aparelho que utilize um software (computador, smartphone, tablet, smartwatch, etc), você pode e deve agradecer à ela! 

Ada Lovelace

Ada Byron, também conhecida como condessa de Lovelace, nasceu em Londres em 10 de dezembro de 1815, filha de Lord Byron (George Gordon Byron), poeta que aos 27 anos ganhou grande fama na Inglaterra por sua poesia. Já sua mãe, Annabella Milbanke, era uma herdeira de 23 anos comprometida com causas progressistas, que herdou o título de Baronesa Wentworth. Seu breve casamento com Byron acabou quando Ada tinha apenas 5 semanas de idade, e Ada nunca mais viu Byron novamente. Mas foi ele que lhe deu o nome de “Ada” porque “é curto, antigo, vocálico” e apesar da distância, citava a filha em suas poesias.

Foi com a sua mãe que a Ada descobriu o amor pela matemática e apesar de nunca ter conhecido seu pai, ela carregava muito do seu potencial criativo. Na adolescência Ada contraiu um terrível caso de sarampo que a deixou parcialmente paralisada e acamada por quase um ano. Levou alguns anos para se recuperar adequadamente e, eventualmente, ser capaz de andar novamente, embora com muletas. A doença fez com que ela desenvolvesse uma obsessão pela ideia de voar. Aos 12 anos, inspirada pelos pássaros, Ada escreveu seu primeiro livro “Flyology”, repleto de ideias criativas para realizar o desejo de voar.

Flyology, de Ada Lovelace

Infelizmente, Ada Lovelace não foi reconhecida enquanto viva. Apesar de ser elogiada por colegas, foi só um século depois da sua morte que o seu pioneirismo na programação foi reconhecido. Nos dias de hoje ela não só é reconhecida como tem uma data comemorativa dedicada à ela. 

Todos os anos, na segunda terça-feira do mês de Outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day. Ou seja, o dia da Ada, destinado a comemorar as conquistas de mulheres no meio da tecnologia, ciência, engenharia e matemática. Mais do que isso, esse dia é usado para incentivar e apoiar o interesse de mulheres nessas áreas, que atualmente são dominadas por homens. Inclusive crianças. Meninas de todas as idades, não só podem, como devem ser estimuladas ao estudo na área de ciência e exatas!

E é por isso que escolhemos o nome Ada para batizar a nossa marca. Queríamos homenagear essa mulher que superou muitas adversidades durante a sua vida, foi extremamente forte, inteligente e pioneira, mas apesar recebeu muito pouco reconhecimento por suas descobertas e infelizmente é praticamente anônima para a maioria das pessoas. Por este motivo também decidimos dar às nossas peças nomes de mulheres memoráveis, para poder contar as suas histórias e espalhá-las para cada vez mais pessoas.

No primeiro episódio do nosso podcast contamos um pouquinho sobre de onde viemos e para onde vamos, como tudo começou e a idealização da empresa. Dá o play:

Nos vemos nas redes sociais no @conceitoada e também no nosso Podcast Fala, Ada!

Até o próximo post!


Esse post foi escrito por:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s