Sobre as (muitas) etapas até a peça chegar até você

Você já deve saber que nós trabalhamos com um prazo de até 25 dias úteis para entregar o seu pedido, né? Queremos conversar sobre como funciona a produção da Ada de maneira fácil e interativa.

Vamos te explicar o que envolve a produção de uma peça de roupa e quantas pessoas e horas de trabalho são necessárias para que o seu pedido vire realidade. Cada peça de roupa da Ada precisa de uma média de 8 horas para ser feita com 5 pessoas envolvidas em 15 processos.

Os passos são:

Molde – É basicamente a sua roupa em 2D num formato de papel. É feito somente 1x em cada tamanho e fica guardado no nosso acervo de moldes. Quando sai um pedido, selecionamos o molde daquela peça, no tamanho desejado, para realizar o corte no tecido. Esse processo acontece sempre antes da confecção de cada produto. Hoje nós temos cerca de quase 300 moldes aqui na empresa, dá para acreditar?

Corte – Antes da sua peça ser costurada, ela deve ser cortada

Costura – Aqui é onde a mágica acontece, onde todas as partes de tecido se unem e viram uma coisa só

Detalhamento – São os pespontos e detalhamentos das peças

Montagem – Quando a peça tem muitos detalhes (como os macacões e as calças) ela precisa sair da costura e ir para a montagem, onde cada prega é medida manualmente

Costura – Após a montagem ela volta para a costura

Emparelhamento – Aqui é medido o comprimento da peça de acordo com o seu pedido no site, para então ir para o processo de bainha

Bainha – É o nome que damos para a costura feita na barra das peças

Etiquetas e Arremates – Aplicamos as etiquetas e fazemos os arremates para a sua peça não descosturar

Revisão – Processo onde sua peça é revisada para ver se não há nenhum furo, costura solta ou defeito

Empacotamento – Colocamos o tag de papel nas peças e as peças dentro da caixinha, geramos uma nota fiscal e etiqueta de envio para os correios coletarem, até chegar na sua casa

Sabe o que isso tudo significa?

1 – Nós não produzimos em escala, ou seja, as peças são feitas uma por uma;

2 – Produzimos sob demanda, ou seja, a peça que você compra é confeccionada especialmente para você;

3 – Nós não temos estoque.

Sim, é verdade! Eis que agora você pode estar se perguntando: como vocês não trabalham com estoque? Como isso é possível?

Te explicamos de forma simples: estoque = gasto! Produzir peças que não sabemos se vamos vender num tamanho / cor / formato específico e mantê-las guardadas geraria um gasto de energia, matéria prima, espaço e dinheiro!

Imagine que nós, como num passe de mágica, decidimos ter estoque! Se isso acontecesse, nós precisaríamos confeccionar vinte e oito tamanhos (porque sim, essa é a oferta total de tamanhos considerando tamanhos + comprimentos) em sete cores diferentes! Essa conta geraria pelo menos 196 produtos a pronta entrega. Isso se formos falar especificamente de um produto só, por exemplo o Valentina.

Mas não é só isso! Não adiantaria em nada ter estoque de apenas um modelo, né? Então vamos multiplicar os 28 tamanhos x 7 cores x 4 modelos de macacões = SETECENTOS E OITENTA E QUATRO peças!

*Sim, em caps lock que é para entendermos real oficial que isso é muita coisa!

Vamos encerrar as contas aqui, mas para trabalharmos com peças à pronta entrega, ainda teríamos que adicionar calças, blusas, casacos e coletes. Resumindo: Estoque gera um impacto absurdo para a natureza e diretamente na empresa. Afinal, nem tudo venderia gerando custos desnecessários e materiais desperdiçados.

Agora que você entendeu que cada peça é feita exclusivamente para você, após o seu pedido ser confirmado, nós precisamos falar sobre trocas. Claro que pode acontecer de você errar o seu tamanho, pode ser que você não goste da peça, do caimento ou da cor e sim. Nós realizamos a troca do seu pedido, sem dúvida alguma! Mas aqui mora a chave da questão/parte da compra consciente, cada produto que produzimos e é trocado resulta em… estoque

Digamos que você se confundiu na hora de medir o comprimento da peça e ela ficou muito curta. Aí nós trocamos a sua peça, produzimos uma novinha (passando por todas aquelas etapas lá de cima) e ficamos com o outro produto lindo, todo perfeitinho… guardado! Claro, se pensarmos que é 1x, uma só peça… tudo bem, né? Somos super otimistas por aqui e sempre pensamos que ela vai encontrar outra pessoa para amá-la. Mas em um mês, isso pode se repetir várias vezes, gerando custos desnecessários e fazendo mal para a natureza e para a marca.

Então o que fazer para evitar tudo isso? Quem poderá te ajudar? Nós mesmas! Nossa equipe está aqui para te ajudar e solucionar todas as suas dúvidas antes e depois da sua compra.

Temos um vídeo que explica como se medir, clica aqui.

Além dos vídeos, estamos à disposição em horário comercial via email e nas mensagens no Direct do Instagram especialmente para vocês. Nós adoramos conversar, então vamos amar tirar todas as suas dúvidas, ajudá-la a escolher a melhor peça e o melhor tamanho e produzir peças especialmente para você. Ah, e o melhor de tudo: diminuir a necessidade de trocas!

Confere o episódio do nosso podcast sobre processos produtivos:

Nos vemos nas redes sociais no @conceitoada e também no nosso Podcast Fala, Ada!

Até o próximo post!


Esse post foi escrito por:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s